Maria Alice

Site
A empatia e a experiência 
juntas.
Clarice Lispector
Maria Alice é uma pessoa com uma bagagem de vivência e cultural muito grande, por isso decidiu criar um site para auxiliar as pessoas, desde encontrar os melhores preços de supermercado, como lugares bacanas para viajar, entre outras coisas.
O site foi dividido em dez categorias com suas sub categorias, ajudando a organizar as publicações e indicações.

Entendendo o site

Entendimento sobre os relacionamentos

Não podemos viver em um âmbito pessoal e isolado somente, já que todos estamos conectados com tudo e todos, ou seja, o indivíduo que estiver buscando uma dica para sua necessidade do momento melhorará seu próprio entendimento e terá um entendimento melhor sobre as tendências e possibilidades acarretando em uma alteração direta com todas as relação que ele fizer dentro dessa grande rede.

 

Outro ponto muito importante é a habilidade analítica da escritora que ira “dar um passo para trás” para conseguir mapear todas as possibilidades e através das experiências já vividas por ela irá selecionar e criar um fluxo coerente e constante para que seu público consiga alcançar os objetivos da melhor e maneira possível.

O papel de Maria Alice e o site

Portanto, Maria Alice terá dois grandes papeis: o primeiro deles é de facilitadora, já que ira ajudar o público a compreender os seus reais objetivos auxiliando a planejar como alcançá-los; e o segundo, de influenciadora, pois estará a frente dos assuntos tratados colocando de maneira fácil para os leitores motivando-os a criar, mudar ou afirmar a sua maneira de ver determinado assunto.

Com isso chegamos ao conceito de EMPATIA, já que resume toda essa complexidade, e significando a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela tentando compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo. Isso se aplica em alguns pontos dentro do projeto do site.

 

Primeiramente, no próprio propósito da concepção dessa idéia, que sempre foi pautada no auxí lio e na ajuda, desde as primeiras conversas com a Maria Alice, essa foi a tônica do site, de ajudar as pessoas, ou seja, totalmente voltada para o altruísmo.

Empatheia

O segundo ponto, é a capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa, entender suas necessidades, suas aflições e anseios, compreendendo melhor o comportamento em determinadas circunstâncias e a forma como o outro toma as decisões, para assim “retornar” para si e desenvolver o conteúdo que o outro precisa.

 

O terceiro ponto, é se identificar com o outro, conseguir analisar e ouvir os problemas das pessoas, isso é ter envolvimento. Tanto na criação da idéia como na concepção das publicações essa habilidade será constante, já que precisará estar atenta e sensível ao que as leitoras precisam saber. Desde sua origem do grego (empatheia) a palavra significava “paixão”, pelo outro.

 

Por tanto, apesar de ser feito ao início por uma pessoa, com sua visão, o site será para o outro, pensando no outro, e de certa forma, constituído também pelo outro.

Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca