E - JEWEL
A defesa de uma nova idéia
O caminho da sustentabilidade no ambiente de luxo
Introdução
E-Jewel é um projeto editorial impresso desenvolvido para divulgação de tese sobre sustentabilidade no segmento de jóias.
"Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente"
Sivaldo Filho
O Projeto
Jéssica Bianchi desenvolveu um projeto de pesquisa focado em jóias sustentáveis, procurando no meio do luxo uma maneira "limpa" de se produzir algo estético e que fosse usado e tratado como jóias normais.
Nosso papel foi desenvolver um livro para ela defender sua tese.
A natureza e o homem
Já que a solução de nossa cliente foi usar placas de circuito no lugar de pedras preciosas, se subsidiando esteticamente a partir de formas da natureza, nos apropriamos dessa idéia geral e criamos uma identidade que unisse formas orgânicas, representando a natureza, e outras retas e com ângulos agudos, representando o que é feito pelo homem.
A janela da informação
Com isso chegamos em uma forma que compilasse dois cantos arredondados e dois cantos retos, como uma janela para transmitir as informações.
Servindo de base para a criação de uma malha padronizada, moldura para imagens e interação no percorrer do livro, ou seja, se tornou o principal grafismo do projeto editorial.
Do céu ao chip
Encontramos na poética o caminho para mostrar a integração de processos da manufatura humana e a criação orgânica, concluindo em um sistema gráfico com tons de azul, cor encontrada tanto na natureza e nos chips, objetos usados na tese.
Conforme o leitor avança pelo livro percebe-se a mudança tonal desde mais claro até mais escuro. Isso para representar visualmente o aprofundamento no tema proposto
O ponto de convergência
Usamos da arquitetura da informação para auxiliar em uma leitura fluída, baseando nas estruturas dos chips que explicitam seus circuitos e terminações.
E também na natureza, que tem base em uma grande rede interdependente e sustentável, entre animais, plantas e minérios.
O som visual
Tomamos um cuidado especial em cada abertura de capítulo, onde usamos elementos gráficos para interagirem entre si, traduzindo visualmente o assunto que será abordado naquela sessão em específico, assim auxiliando ao torná-lo dinâmico e trazer ritmo ao projeto editorial.
"A resposta dos clientes foi fantástica, eles amaram, e disseram que já estava fazendo parte da vida deles. Esse é nosso objetivo com todos os projetos desenvolvidos pela Sinápice, fazer parte das pessoas, transbordar."
Luiz Prandini, CEO, Urucun