top of page

HOMA

Identidade Corporativa​ e site
O desafio de representar o abraço e o cuidado com o ser

Entendendo a marca

Homa é um grupo de psicólogos localizada em Osasco, que tem como principal diferencial o cuidado mais próximo ao paciente. 
Sendo pautados principalmente pelo conceito do estudioso Winnicott, que tem a base de seu pensamento no acolhimento, no abraço, no maternal e no útero.
O amor e a arte não abraçam o que é belo, mas o que justamente com esse abraço se torna belo.
Karl Kraus

Papel da Homa

Como clínica e, principalmente, de seus psicólogos é conseguir junto com o paciente submergir na própria pessoa e servir de óculos para que o indivíduo consiga gradativamente conhecer sua realidade, alinhando o que ela acha que é, com o que ela é de verdade.

 

O psicólogo tem uma simbologia de espelho, que reflete a pessoa, mas é um espelho real que não só é uma projeção, mas a mais pura realidade.

 

Concluímos que o conceito para esse projeto é baseado na representação simbólica do profissional, que assim como um autor de um livro já escrito trás a tona ou às margens o que está no profundo, convergindo com um papel de tradutor e corretor durante o caminho, deixando o livro sem erros e mais palpável para o leitor. Todo esse processo ocorrendo de forma cooperativa com o leitor/paciente, levando ele para o útero de sua mãe.

Submergir em Homa

Portanto, a imagem do profissional é de condutor já que conduz os pacientes para dentro de seu próprio mundo. Guiando e auxiliando no aprendizado, reflexão e melhora através e durante o processo, ajudando a interpretar, entender e significar.

 

O indivíduo se conhecendo melhor e desatando os nós resulta em uma pessoa muito maissegura e confiante e com essa condução possibilita o paciente a se desenvolver, promovendo uma fortificação e criação de suas próprias armas e escudos para não deixar criar tantos nós futuros.

 

Dessa maneira a condutora (Homa e suas/seus profissionais) tem um papel fundamental na vida da pessoa e procuramos pilares morfológicos para traduzir e expressar no símbolo e tipografia a essência da empresa.

 

Os principais são: O útero, que é o primeiro condutor de energia para nova vida poeticamente é o primeiro local de proteção e afeto, além de ser nossa primeira relação maternal.

Trazer à margem

O segundo é o abraço, já que ele é parte fundamental no processo de Winnicott, representamos ele como uma proteção e invólucro ao signo da pessoa, que é o centro da análise.

 

Processo como forma de progresso é outro fator fundamental que o paciente desenvolve junto com sua condutora durante as sessões, onde ambos vão desatando os nós e ultrapassando as barreiras.

 

Por fim, a “expansão interior”, já que quanto mais nos conhecemos e adentramos em quem nós somos, vamos nos alinhando e com isso reverberamos para o exterior, vivendo em constante retração e expansão.

 

Portanto, desenvolvemos um logotipo que é orgânico, fluido e equilibrado. Representando o abraço “virtual”, o processo, a proteção e o aconchego (útero), a expansão através do processo e a percepção centrada no ser (pessoa).

bottom of page